quarta-feira, 29 de abril de 2009
Trilha para tornar-se um colaborador do CARVIMET@MORFOSE: em nove passos!
Trilha sobre palafita - Eco Hause
Podemos nos tornar colaboradores do CARVIMET@MORFOSE, a fim de que as contribuições deixem de ser anônimas e o Blog fique, explicitamente, coletivo.
Tornei-me uma das colaboradoras seguindo os nove passos da trilha:
Passo 1- Fiz meu LOGIN com o nome e senha coletivos.
Passo 2- Na janela de Gerenciar Blogs escolhi configurações.
Passo 3- Na aba superior escolhi permissões.
Passo 4- Cliquei no botão azul: ADICIONAR AUTORES
Passo 5 – Na janela que se abriu digitei meu e-mail do gmail.
Passo 6 – Cliquei no botão laranja: CONVIDAR
Passo 7 - Saí do LOGIN e entrei no meu G-mail.
Passo 8 – Abri o e-mail recebido do MET@MORFOSE e cliquei sobre o link no corpo do texto, que me levou para uma página do Blogger.
Passo 9 – Coloquei a minha SENHA pessoal e cliquei em: ACEITAR CONVITE.
Observação: Através desse tipo de convite podemos postar mensagens, mas sem o status de administrador, ou seja, não poderemos alterar o Layout do Blog com nossos Logins pessoais, a menos que seja dada esta permissão.
Dica: um Blog coletivo de alta qualidade é: BRAINSTORMERS, onde cada um dos autores escreve sobre uma área da ciência. Este me parece um bom modelo para o nosso.
terça-feira, 28 de abril de 2009
Met@morfose vespertina
Blogs como “Microscópios” pedagógicos
A invenção dos microscópios revolucionou a Biologia porque ampliou o limite de resolução do olho humano. Chama-se limite de resolução, de um sistema óptico a sua capacidade de riqueza de detalhes. Mais precisamente o limite de resolução é a menor distância que deve existir entre dois pontos para que eles apareçam individualizados.
O aumento do limite de resolução da visão humana permitiu a descoberta de todo um ecossistema antes invisível: o Mundo Microscópico. Também mudou a forma de ver o mundo e a capacidade de pesquisa humana.
Do mesmo modo um blog poderá aumentar nosso limite de visão, expandido nosso olhar para além do entorno e abrindo um mundo novo. As nossas possibilidades pedagógicas de uso de um blog estão apenas iniciando. Vamos às descobertas!
Assinar:
Postagens (Atom)