sábado, 23 de maio de 2009

Arquiteturas pedagógicas.

Para possibilitar a Educação à Distância é necessário uma arquitetura que estruture as aprendizagens a partir de diferentes confluências: abordagem pedagógica, software, internete, I.A. e diferentes concepções de tempo e espaço.

A distância exige didáticas flexíveis que se moldem aos ritmos e à desterritorialização do conhecimento, buscando novos modos de conhecer.
Um avanço que representam é o estabelecimento do Diálogo entre diferentes áreas e a instauração de processos de investigação, a partir do esclarecimento das dúvidas e validação das certezas. A investigação se apóia em sites de busca e é desencadeada por questionários para os quais são demandadas coletas de dados ou informação.

Outra vantagem é a publicação dos progressos, assim à medida que ocorrem as aprendizagens novos materiais vão sendo disponibilizados, para quem vier depois. Imaginemos a dinâmica que pode ser estabelecida! Não há mais lugar para as aulas prontas nos cadernos amarelados!

Algumas metodologias que podem ser utilizadas são: Estudo de caso e Ação Simulada.

Por exemplo, para o ensino de Ecologia, através de sofwares de jogo a ação simulada pode-se propor um ecossitema com regras onde as ações desencadeiem consequencias. Esse é um "sonho" que gostaria se tornasse real!

Enfim, quando se fala em arquiteturas pedagógicas se busca metodologias para solucionar o grande desafio de trabalhar com uma Pedagogia da Incerteza que desencadeie: busca de soluções, transformação de informação em conhecimento, autoria, investigação, autonomia e cooperação.

Fonte da ilustração: MIBU

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