terça-feira, 5 de maio de 2009

O blog como ferramenta para organização do acervo didático

escritorio baguncado
fonte da imagens cronicas urbanas

A experiência de vida pode acumular bagunças. Eu utilizo como adicional pedagógico revistas e filmes. Porém com o passar do tempo foi ficando difícil de reencontrar alguns materiais, principalmente da Ciência Hoje, da qual já tenho mais de 250 exemplares. Assim criei um blog chamado Gnolinks para colocar postagens de referência e auxiliar a busca de material didático no meu acervo pessoal.

Um exemplo é o filme À primeira vista (At first sight), que assistimos e discutimos na semana das licenciaturas de 2007. Esse filme foi feito a partir de um caso real descrito por Oliver Sacks.
À primeira vista - poster
Esse caso retrata um jovem que recupera a visão depois de muitos anos. Na história, Amy (Mira Sorvino) se apaixona por Virgil (Val Kilmer), homem bonito que ficou cego acidentalmente na infância. Através de um novo tratamento experimental, Virgil é operado com sucesso e volta a perceber as imagens. Porém ele tem que reaprender a ver, pois a visão é uma interpretação, onde, através da linguagem relacionamos signos e símbolos.
Paradoxalmente, Virgil se torna mais “deficiente” quando volta a enxergar.

O tema do nosso debate foi: Visão X olhar. Nosso objetivo foi questionar o empirismo, pois o conhecimento não está nos objetos em si, mas na sua percepção que envolve processos de interpretação, ou seja, resulta das interações entre sujeito e objeto.

Em outras palavras, não podemos ter certeza de que as outras pessoas conseguem ver aquilo que estamos mostrando, por isso necessitamos desafiar o olhar, questionando nosso interlocutor para que o mesmo interaja com o objeto e o veja como nós mesmos ou, ainda, nos mostre coisas que não havíamos percebido.

A Ficha Técnica, Elenco e outras informações do filme estão disponíveis no blog Adoro Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário